RESENHA CR TICA DO EDITORIAL
Editorial do ano de 2014; Revista J Manag Prim Health Care – www.jmphc.com;
BARBOSA, David Soeiro; Médico Veterinário. Epidemiologista. Doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública; Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fundação Oswaldo Cruz (ENSPQ/FIOCRUZ);
No Primeiro parágrafo do Editorial “A inserção do Médico Veterinário nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF)”, o autor explica o desconhecimento da amplitude de atuação do Médico Veterinário na sociedade brasileira. Tal “desconhecimento” vem acarretando em diversas discussões sobre o papel do Médico Veterinário dentro da Saúde Pública.
Barbosa trás no Editorial, os campos de atuação do Médico Veterinário e diz que a profissão é abrangente em relação à Saúde Pública, uma vez que encontram-se segmentos como: ensino, pesquisa e extensão em Universidades e Institutos, Vigilâncias (epidemiológica, ambiental, sanitária e da saúde do trabalhador), controle de zoonoses, tecnologia e inspeção higiênico sanitária de produtos de origem animal, planejamento e gestão (administração de serviços de saúde, planejamento e elaboração de programas e projetos em saúde animal e saúde pública, formulação de políticas públicas de saúde), educação em saúde, defesa sanitária animal, segurança alimentar, prevenção e promoção da saúde, etc.
O autor também comenta que a inclusão do Médico Veterinário no NASF vem ocorrendo de maneira gradual, lenta e de acordo com os critérios dos gestores locais, considerando critérios de prioridade a partir de dados epidemiológicos e das necessidades locais e das equipes de saúde que serão apoiadas.
Existe ainda, um rol de ações recomendado pela Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNSPV/CFMV), que podem ser desenvolvidas pelo médico veterinário nos territórios atendidos pelo NASF,