Resenha convite à filosofia
A autora nasceu na cidade de São Paulo, no dia 4 de setembro de 1941, é professora do departamento de Filosofia na Universidade de São Paulo e tem grande prestigio intelectual brasileiro. Escreveu nove livros, entre eles Apontamentos para uma crítica da razão integralista, Voltaire e Merleau-Ponty e O que é ideologia? Esse foi publicado pela Editora Brasiliense, na Coleção Primeiros Passos, foi recorde de vendas alcançando a cifra dos cem mil exemplares vendidos. A educadora fala sobre o que vem a ser filosofia, seu nascimento e sua origem. Ela sita alguns filósofos que tiveram fundamental importância no campo do conhecimento, sendo eles não só da Grécia antiga, mas de todos os períodos que marcaram o surgimento e a evolução da filosofia. Para isso, algumas condições históricas tiveram que ser superadas como questões sociais, econômicas ou políticas da época. Todo esse conteúdo é apresentado de forma organizada e por tópicos no livro, ocupando 17 páginas.
O nascimento da filosofia deu surgimento a várias tendências. Podemos dizer que a racionalidade, a oferta de respostas, a exigência de funcionamentos, a recusa de explicação e a tendência à generalização fez parte, ainda faz, das principais características do mundo filosófico.
O livro é muito mais do que um simples texto didático, é uma introdução ao universo filosófico que devera interessar leitores que desejam o exercício do pensar. O livro trata questões de natureza difícil de modo claro e perfeitamente compreensível para os leitos que não tem afinidade com a matéria. Ele tem uma organização temática, mas não perde sua visão histórica filosófica. Abrangente e bem ordenado, a divisão dos temas estabelece a contextualização dos problemas seguindo a