Resenha comparativa entre o filme A Dama Das Camélias e o livro Lucíola
356 palavras
2 páginas
A Dama das Camélias e LucíolaO filme A Dama das Camélias e o livro Lucíola, relatam histórias de cortesãs e seus grandes amores. Pode-se perceber que os dois enredos são diferentes e desfechos também diferentes, embora características bem marcantes em cada uma delas que as une, uma obra poderá sempre lembrar a outra. As duas obras revelam a purificação da alma através do verdadeiro e puro amor, um amor capaz de sacrifícios. Nelas aparacem a presença de Deus, perdoando as cortesãs, pois elas conseguiram a pureza de sua alma. E a prova do perdão é a permissão de viver e ter aquele amor que antes era impossível e somente idealizado. As duas obras tem em comum um romance, onde há um jovem burguês e uma cortesã.
Nos dois romances analisados podemos destacar alguns pontos em comum como: o fato de que os casais que se amam estão sempre em conflito, as heroínas das duas historias são cortesãs orgulhosas, poderosas e as mais belas cortesãs daquele tempo e espaço que se estabelecem e que no fim mostram uma transformação de caráter, mostrando que apesar de tudo, conseguiram retomar sua alma, que era pura. As obras mostram a vida boemia em que as pessoas viviam, mostrando a idealização do amor quase impossível de se concretizar devido ás imposições da sociedade. Nas duas historias existe o medo da morte e o pessimismo em relação á vida e á sociedade. Por fim as cortesãs ficam pobres e doentes no final, apesar de uma delas não morrer (Carolina).
Gostei muito das duas obras, e mesmo exagerando nas partes mais românticas, foi fácil compreender a linguagem. Porem gostei mais de assistir ao filme, Alencar buscava mais, passar uma lição moralista para sua época, mostrando os preconceitos que havia nas relações sociais da Corte. Enquanto Dumas procurava ser mais realista, principalmente por estar retratando uma parte de sua própria vida.
Resenha comparativa entre o filme A Dama Das Camélias e o livro