Resenha: Caracteres sedimentologicos de la carga em suspension del Río Parana eentre Confluencia y Esquina (Provincia de Corrientes, R.A.)

859 palavras 4 páginas
Obra: Caracteres sedimentologicos de la carga em suspension del Río
Parana eentre Confluencia y Esquina (Provincia de Corrientes, R.A.)

Autores: Agentino A. Bonetto e Oscar Orfeo

Publicação: Revista da Associação Argentina de Mineralogia, Petrologia e Sedimentologia, no segundo semeste de 1984.

Digesto
O trabalho publicado pelos autores teve como objetivo a investigação da ocorrência ou não da homogeneização das águas do Médio Rio Paraná, após receber o tributário Rio Paraguai com seu afluente estudado, o Rio Bermejo. O texto caracteriza como Alto Paraná, o Rio Paraná a montante da confluência e a jusante do lago da Represa de Jaciretã, que ocorre entre a municipalidade paraguaia de Paso de la Patria e a província argentina de Corrientes
Como não pode ser deixado de ser notado pela Figura nº 1, uma fotografia da confluência do Rio Paraguai-Paraná, tomada da localidade de Isla del Cerrito, na República Argentina, isto é, do lado direito, onde podem ser identificadas duas colorações. O que pode ser explicado pelo fato de que o Rio Paraná, com seu imenso volume d’água, comprime na margem direita, as águas vindas do Rio Paraguai.

Figura 1 - A confluência Paraguai-Paraná, vista da localidade de Isla del Cerrito R.A.
Fonte: Google Earth
Os autores do trabalho estudado buscam determinar, com contínuas amostras ao longo do Rio Paraná entre Confluência e Esquina, qual a distância necessária para que se complete a homogeneização das águas. No caso, foi estudado o curso do Rio Paraná, após receber as águas do Rio Paraguai, que, a montante (lógico!), recebe as águas de coloração escura do Rio Bermejo. O percurso estudado mede aproximadamente 400 km.
A metodologia utilizada consistiu no cálculo de concentração de sólidos que compõem a carga suspensa do Rio Paraná, a partir de amostras colhidas em ambas as margens entre 50 e 100 m dos barrancos e também do centro do caudal.
As amostras foram colhidas entre 0,5 e 1,00 m de profundidade, com a

Relacionados