Resenha capítulo 1 tga motta e vasconcelos
Os autores mostram os engenheiros, porém com espírito empreendedor, Taylor e Fayol. Fundamentais nas teorias da administração, como por exemplo o PO3C de Fayol. Lilian Gilbreth e Gantt, e seus trabalhos na área da psicologia também são importantes além de complementarem as teorias de Taylor e Fayol.
A idéia centra l do movimento de Adm Cientifica é a de que o homem, como líder, pode visualizar todas as opções, e dentre elas escolher a melhor para cada situação que se depara. Tendo assim boas decisões perante adversões na empresa. Uma segunda idéia, também importante, é a função do administrador de determinar uma maneira de seus funcionários executarem o trabalho de forma mais eficiente, em seu ponto de máxima eficiência produtiva.
Taylor acreditava que existem pessoas ideais para cada tipo de trabalho. Porém essa idéia me parece ultrapassada. Embora cada um seja melhor em determinada função a interdisciplinaridade abra seus horizontes de um trabalhador assim pode-ser otimizar o seu trabalho. Principalmente os administradores devem ter várias capacidades para entenderem melhor a produção.
Nessa fase da produção, o administrador deve acompanhar todo o processo. E era padronizado, pela Escola Clássica a seleção, treinamento, controle e incentivo. Dessa forma, uma boa gestão, controlando esse padrão na produção, acredito que havia sucesso, pois rendia todo o trabalho.
Em relação às questões econômicas e a base da Escola Clássica, os seres humanos são caracterizados pela maioria dos pensadores como egoístas. Característica que podemos