Resenha black swan
O tema dessa resenha é um livro chamado The Black Swan (O Cisne Negro), no qual Nassim Taleb estuda a ocorrência de eventos inesperados e tenta elaborar uma teoria para explicar porque eles não foram previstos antes de acontecerem. Para explicar sua teoria ele conta uma história no começo do livro sobre a descoberta de cisnes negros na Oceania no século XIX: de acordo com o autor, antes de os cisnes negros serem avistados ninguém nunca havia considerado a possibilidade de eles existirem. De acordo com o autor, o mesmo ocorre com vários eventos inesperados, como crises financeiras, best-sellers e a ascensão da internet, que não foram previstos porque as pessoas não consideravam essa possibilidade antes de eles ocorrerem.
Ele cita os três principais problemas que as pessoas enfrentam ao lidar com eventos históricos: a ilusão de entendimento (as pessoas acham que entendem tudo que acontece em mundo que é mais complicado do que elas acreditam ser), a distorção retrospectiva (é mais fácil organizar dados e fatos históricos para definir causas após o ocorrido do que antes) e os falsos “especialistas” (pessoas que fazem previsões o tempo todo, e quando uma delas se prova verdadeira atraem atenção da mídia). Os “cisnes negros” (como Taleb descreve eventos imprevisíveis) são impossíveis de prever e exercem um impacto grande em nossas vidas. E de acordo com ele sempre tentamos racionalizar e explicar os motivos pelos quais tal evento ocorreu, mas de acordo com ele esse estudo é inútil, pois é muito mais fácil analisar eventos passados do que futuros. Ele incentiva as pessoas a parar de tentar prever tudo e tentar aproveitar a incerteza ao agir reativamente aos eventos imprevisíveis rapidamente.
Em sua teoria, Taleb exibe muitos argumentos válidos para sustentar sua tese, e elabora uma base muito interessante para análise. Contudo, suas conclusões as vezes são radicais demais, como a sugestão de que as pessoas