Resenha Bernardo Ricupero
O presente texto discorre a respeito das obras do autor José de Oliveira Vianna a partir do olhar de Bernardo Ricupero, que propõe discussões críticas às ideias de Oliveira Vianna acerca da construção da sociedade brasileira em direção a uma unificação nacional no século XX.
RICUPERO inicia o texto perpassando pela história de vida de Vianna, desde a sua origem rural a sua trajetória acadêmica, ressaltando acontecimentos importantes que o levaram a produzir obras que contribuíram consideravelmente para compreensão de diferentes momentos históricos e políticos do Brasil protagonizados pela população que ocupava o país que existia sem quadros sociais completos e sem classes definidas.
O autor afirma que Oliveira Vianna escreve suas obras sem deixar de valorizar a origem rural e sugere que a própria importância que o escritor atribui ao campo deve ter sido estimulada por suas raízes. A luz de diversos teóricos, aponta Bernardo, Oliveira Vianna tem sua primeira influência em Alberto Torres que o estimula a escrever seu primeiro livro Populações meridionais do Brasil: populações rurais do centro-sul. Além de Torres, segundo o autor, outros pensadores influenciaram as obras de Vianna com suas ideias, tal como Pierre Guillaume- Fréderic Le Play, com o método exercido por ele: a construção de tipos regionais com base em fatos sociais; a Piscologia Social de Gustave Le Bom e a Antropologia Física de G. Vacher de Lapouge que sustenta a crença no protagonismo da raça ariana, o que rende boas partes da crítica que Vianna sofre.
RICUPERO assinala que no Brasil Oliveira Vianna é influenciado por três autores: Silvio Romero, que intermediou o acesso do escritor às obras de Le Play; Euclides da Cunha, que influencia o pensamento do escritor na existência de dois Brasis e Alberto Torres, considerado o primeiro pensador autoritário brasileiro. Dentre os conservadores o autor destaca