resenha 10 em 1
Tratando-se de competências gerenciais hoje em dia para que um enfermeiro exerça a condição de liderar uma equipe de enfermagem ele precisa preencher certos requisitos que o torne competente o suficiente para resolver qualquer tipo de situação . Tal gerencia requer habilidades e atitudes que farão com que seu trabalho seja exercido com mais objetividade e sucesso.
Para que isso ocorra é importante que desde sua formação esteja também em foco a aplicação desse conhecimento abrindo espaço para o desenvolvimento da competência que abrange varias diretrizes como competências individuais necessárias para a liderança de uma equipe, criatividade, tomada de decisão, planejamento, organização e determinação.
A capacidade de agir em uma situação conturbada, mobilizando sua equipe e sabendo passar uma comunicação abrangente tanto para a equipe quanto para os familiares do paciente é um dos requisitos para tal competência.
Ter comprometimento no gerenciamento da equipe, com uma visão estratégica para qualquer ocasião inesperada, assumindo toda responsabilidade sobre qualquer ato cometido por sua equipe. Cabe ao profissional da enfermagem procurar cada vez mais conhecimento para atualizar-se e consequentemente alcançar competência suficiente para responder a tais demandas.
Lembrando que planejamento e visão estratégica é um raciocínio adquirido conforme sua experiência profissional, porém enquanto não se adquire tal experiência é necessário que se coloque em pratica o uso de planejamentos antes de qualquer ação estimulando seu raciocínio desde já, afinal o gerenciamento em si não é totalmente programado, pois existem vários acontecimentos inesperados que podem acontecer ao longo do dia-dia e cabe ao enfermeiro estar preparado para todos eles.
A equipe de enfermagem tem grande capacidade de atuar em diferentes áreas da saúde, pois possuem competências técnicas importantes porem acabam tornando-se subordinados a outros profissionais por falta de conhecimento mais