Resenha 01 Como trabalhar com raça em sociologia
N. USP 7617741
Resenha : “Como trabalhar com 'raça' em sociologia” , Antonio Sérgio Alfredo Guimarães.
O texto tem como objetivo principal discutir o conceito de raça. Para tanto, o autor inicia sua exposição diferenciando os conceitos na ciências sociais entre os “analíticos”, aqueles que fazem sentido dentro de determinada teoria, e os “nativos”, aqueles que possuem sentido no mundo prático, em determinado contexto histórico.
Neste sentido, afirma que “raça” possui pelo menos dois conceitos analíticos: um biológico, que define raça enquanto espécie, baseado numa concepção científica da mesma e um sociológico, que entende a raça enquanto construção social. Ainda, pontua que o conceito biológico de raça e as teorias que o embasaram foram responsáveis pela origem do racismo cientifico que resultou em episódios trágicos na sociedade, tais como o holocausto. Somente no pós guerra, com a memória da experiência negativa que o racismo científico originou é que o conceito de raça foi combativo e substituído por “população”.
A leitura de que raça é um construto social, portanto, entende o conceito enquanto parte de uma cultura simbólica produzida por seres humanos. Segundo Peter Wade, “raças são efeitos de discursos”, e, assim como para a sociologia, tratam sobre a origem de um grupo ou comunidade.
Comunidades, seriam portanto, aos olhos dos autores Tonnies e Weber, grupos de pessoas que possuem origens e destinos políticos comuns, diferentemente das associações, que não teriam escopos conjuntos. Nesta toada, pode-se dizer que comunidades podem ser reconhecidas enquanto nações, uma vez verificada a convergência de interesses políticos. O conceito de povo, para o Guimarães , nada mais seria do que aquele sujeito político da comunidade, com origens e destinos políticos definidos.
Posteriormente, o autor menciona o conceito de “classes”, e pede despreendimento de concepções dogmáticas na sua definição. Estabelece que classe, em termos analíticos,