Rerlatorio de hoffmann

861 palavras 4 páginas
MÉTODO DE HOFFMANN
INTRODUÇÃO
O homem é um hospedeiro natural de vários microorganismos. Estes necessitam daqueles para retirar seus nutrientes e dar continuidade à espécie por meio da reprodução. Desde muito tempo o homem busca diagnosticar por meio de diferentes métodos, possíveis estados de infecção por alguma espécie de parasito, pois o diagnóstico desses parasitas se tornou uma necessidade básica para caracterizar um indivíduo como saudável, além de determinar níveis de evolução sanitária de uma localidade, já que os principais meios de contaminação são: ingestão de água contaminada, alimentos não higienizados, auto-contaminação por falta de higiene básica e contato direto com superfícies contaminadas.
O exame parasitológico de fezes (EPF) é um desses métodos e tem como objetivo diagnosticar os parasitas intestinais, por meio da pesquisa das diferentes formas parasitárias que são eliminadas nas fezes. Muitas vezes o número de formas parasitárias eliminadas nas fezes é pequeno, havendo necessidade de recorrer a processos de enriquecimento para concentrá-las, dentre os principais processos de enriquecimento tem-se a sedimentação espontânea e entre os métodos que a usa temos o método de Hoffmann. Este método permite o encontro de ovos e larvas de helmintos e de cistos de protozoários.
É importante destacar que em pedidos de EPF é necessário executar tanto o método específico, quando pedem, como o método geral, pois se for executado somente o específico, outros parasitos intestinais pó ventura presentes, não serão diagnosticados.

OBJETIVO
Capacitar os acadêmicos do Curso de Bacharelado em Biomedicina da UFPI, treinando-os em metodologias e técnicas aplicadas ao diagnóstico das parasitoses intestinais utilizando o teste de Hoffman.
Gerar conhecimentos práticos para vida profissional destes alunos através de aulas da disciplina, através da interação professor/aluno.

MATERIAIS

Cálice de sedimentação
Erlenmeyer
Bastão de vidro
Fezes
Peneira

Relacionados