rererere
Trabalho apresentado por Reginaldo Izidro da Silva e Daniel Moreira de Oliveira como exigência do curso de Edificações Escola Técnica Elétrica sob a orientação do professor Fred.
1INTRODUÇÃO
1.1Definição
Apresenta-se, neste trabalho, estudo dos problemas encontrados em lajes e possíveis soluções aos mesmos, apresentando também o procedimento para o projeto de lajes retangulares maciças de concreto armado, apoiadas sobre vigas ou paredes. Nos edifícios usuais, as lajes maciças têm grande contribuição no consumo de concreto: aproximadamente 50% do total.
A norma (item 14.4.2.1) define placas como sendo elementos de superfície plana sujeitos principalmente a ações normais a seu plano. As placas de concreto são usualmente denominadas lajes e a norma estipula que lajes com espessura maior que 1/3 do vão devem ser estudadas como placas espessas. As prescrições sobre as lajes estão contidas nos itens 13.2.4, 13.2.5.2, 13.3, 14.7, 19 e 20 da NBR-6118/2003.
1.2 Tipos de Lajes
Existem diferentes tipos de lajes que são empregadas nas obras de um modo geral, sendo que podem ser classificadas da seguinteforma:
• Quanto a sua composição e forma;
• Quanto ao tipo de apoio;
• Quanto ao esquema de cálculo.
2 Problemas
Dentre os inúmeros problemas patológicos que afetam as edificações, sejam eles residenciais comerciais ou institucionais, particularmente importante é o problema das trincas, devido a três aspectos fundamentais: o aviso de um eventual estado perigoso para a estrutura, o comprometimento do desempenho da obra em serviço, e o constrangimento psicológico que a fissuração da edificação exerce sobre seus usuários.
Do ponto de vista físico uma edificação nada mais é do que a interligação racional entre diversos materiais e componentes.
Não existe nenhum material infinitamente resistente; todos eles irão trincar-se ou romper-se sob ação de um determinado nível de carregamento, nível este que não deverá ser atingido no