Requisitos
Análise e Levantamento de Requisitos
Prof. Robson Carvalho carvalho.ti@gmail.com
Análise de Requisitos
A Análise de Requisitos é a primeira atividade técnica no desenvolvimento do software, é a base do software. Uma das principais medidas do sucesso de um software é o grau no qual ele atende aos objetivos e requisitos para os quais foi construído.
Deve estar descrito em um documento em linguagem natural, acrescido de alguns diagramas. Entendimento do domínio da aplicação: Significa conhecer a área onde o sistema é aplicado de uma forma geral. Este entendimento exige conhecimentos gerais sobre a aplicação em questão.
Porque utilizar?
Análise e levantamento de requisitos são de extrema importância serve para um bom Documento de Requisitos de Software é possível visualizar e interferir em um sistema sem causar problemas à aplicação existente. Além disso, o esforço gasto na localização de qualquer tipo de modificação ou implementação se torna aceitável.
Requisitos
Os requisitos dos sistemas devem estabelecer o que o sistema deve fazer ao invés de como isto será feito e as circunstâncias sob as quais deve operar. As descrições das funções que um sistema deve incorporar e das restrições que devem ser satisfeitas são os requisitos para o sistema.
Tipos de Requisitos
Funcionais Deve determinar o que se espera que o software faça, sem a preocupação de como ele faz. São exemplos de requisitos Funcionais "o software deve possibilitar o cálculo dos gastos diários, semanais, mensais e anuais com pessoal". "o software deve emitir relatórios de compras a cada quinze dias"
Não Funcionais São as qualidades globais de um software, como a manutenção, usabilidade, desempenho, custos e várias outras, exemplos:
"a base de dados deve ser protegida para acesso apenas de usuários autorizados". "o tempo de resposta do sistema não deve ultrapassar 30 segundo". "o software deve ser operacionalizado no sistema Linux" "o tempo de desenvolvimento não deve