Republica Velha
REPUBLICA VELHA
O período que vai de 1889 a 1930 é conhecido como a República Velha. Este período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil firmou-se como um país exportador de café, e a indústria deu um significativo salto. Na área social, várias revoltas e problemas sociais aconteceram nos quatro cantos do território brasileiro.
A República Velha ou Primeira República, portanto, é o período compreendido entre a Proclamação da República até o golpe de 1930, durando 41 anos no total.
Em 15 de novembro de 1889, aconteceu a Proclamação da República, liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Nos cinco anos iniciais, o Brasil foi governado por militares. Deodoro da Fonseca, tornou-se Chefe do Governo Provisório.
REPUBLICA DA ESPADA OU DOS MARECHAIS
República da Espada é o nome que se dá ao período inicial da República no Brasil (entre 1889 e 1894). Neste período, o Brasil foi governado por dois militares: Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
DEODORO DA FONSECA
Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente, assumindo o cargo logo após a proclamação da republica, tinha caráter autoritário e se manteve no poder com o apoio dos militares, cafeicultores e políticos. Porém, foi um período muito conturbado e de grande pressão política. A crise econômica era grande e os militares deixaram de dar apoio ao governo após este fechar o Congresso, desrespeitando a Constituição, e convocar novas eleições. Com pouco apoio político, Deodoro renunciou em 23 de novembro de 1891.
Principais medidas:
*Grande naturalização
*Certidao ou registro civil
*Casamento civil
*Constituição de 1981
Após o início da República, houve a necessidade da elaboração de uma nova Constituição, pois a antiga (Constituição de 1824) ainda seguia os ideais da monarquia. A constituição de 1891, garantiu alguns avanços políticos, embora apresentasse algumas limitações, pois representava os