Reprodução assexuada
A reprodução é uma função característica dos seres vivos, que permite o aparecimento de novos indivíduos, através da divisão celular. Esta função tem a particularidade de ser necessária para a perpetuação da espécie, mas não para a sobrevivência do indivíduo.
Os organismos podem reproduzir-se através de uma grande diversidade de mecanismos reprodutores, que podem ser classificados em dois grandes grupos: reprodução sexuada - envolve a união de duas células especializadas – os gâmetas – que são formados através da meiose. reprodução assexuada - ocorre quando um indivíduo se reproduz sem a união de gâmetas e está, geralmente associada à mitose.
Estratégias reprodutoras:
-Bipartição
A bipartição (ou cissiparidade, divisão simples ou divisão binária) é um processo através do qual uma célula ou um indivíduo se divide em dois semelhantes, que depois vão crescer até atingirem o tamanho do progenitor
Ex.: planária
-Divisão múltipla
Na divisão múltipla (pluripartição ou esquizogonia), o núcleo da célula-mãe divide-se em vários núcleos. Cada núcleo rodeia-se de uma porção de citoplasma e de uma membrana, dando origem às células-filhas, que são libertadas quando a membrana da célula-mãe se rompe.
Ex.: amiba, tripanossoma
-Fragmentação
Na fragmentação obtêm-se vários indivíduos a partir da regeneração de fragmentos de um indivíduo progenitor.
Ex.: planaria, minhoca, estrela-do-mar, anémonas
-Gemulação
A gemulação (ou gemiparidade) ocorre quando, na superfície da célula ou do indivíduo, se forma uma dilatação denominada gomo ou gema. Ao separar-se o gomo dá origem ao novo indivíduo, geralmente de menor tamanho que o progenitor.
Ex.: leveduras, esponja, hidra
-Partenogénese
Consiste no desenvolvimento de um indivíduo a partir de um óvulo não fecundado.
Ex.: abelhas, pulgões
-Multiplicação vegetativa
É um processo de reprodução exclusivo das plantas
- Multiplicação vegetativa natural
- Folhas: certas plantas desenvolvem