Reprodução Assexuada - Definição e exemplos
Fragmentação
Definição: Tipo de reprodução assexuada em que um ou mais fragmentos de um ser vivo se destacam, dando origem, cada um deles, a novos indivíduos iguais ao progenitor.
Exemplo: A reprodução por fragmentação ocorre em cianobactérias, algas filamentosas, animais com diferenciação tecidual reduzida e elevada capacidade de regeneração, como, por exemplo, as estrelas-do-mar.
Cissiparidade
Definição: Divisão de uma célula em duas por mitose, cada uma com o mesmo genoma da “célula-mãe” (com o mesmo DNA ou material genético da "célula-mãe")
O processo inicia-se com a replicação do DNA, em que cada nova cadeia se liga à membrana celular que, então se invagina e acaba por dividir a célula em duas, num processo chamado citocinese.
Exemplo: Bactérias; Protozoários; A Pyrodictium abyssi, uma arquebactéria anaeróbica das nascentes hidrotermais das profundezas do oceano (e outros organismos do mesmo reino); As leveduras.
Brotação ou gemiparidade
Definição: Formação de um broto que se desprende do organismo genitor, desenvolvendo independentemente.
Exemplo: Este processo ocorre em seres unicelulares, como as bactérias e as leveduras, e em seres pluricelulares como a esponja, a medusa e a hidra. Também pode ocorrer em plantas superiores, como as angiospérmicas.
Esporulação
Definição: Processo reprodutivo assexuado em que o organismo desenvolve, como órgãos reprodutivos especializados, esporângios, queproduzem células reprodutoras especializadas, os esporos.
Os esporos são estruturas muito resistentes a condições adversas. Em condições favoráveis, os esporos germinam e formam um novo organismo.
Exemplo: A esporulação pode ser observada em fungos, algas e em fetos.
Partenogênese
Definição: Desenvolvimento de um organismo a partir de gametas (óvulos) não fecundados.
Exemplo: Este fenômeno acontece naturalmente em plantas agamospérmicas, seres invertebrados (como pulgas de água, abelhas, entre outros) e