Reproduçao animal
O CBRA é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que congrega médicos-veterinários especialistas ou vinculados, sob qualquer título, à reprodução animal.
O CBRA se destina ao ensino, pesquisa, execução e divulgação de atividades pertinentes à reprodução animal em todos os seus ramos. Para tanto, atua principalmente em duas frentes: na organização de eventos nacionais e internacionais e na publicação de periódicos, promovendo assim o intercâmbio de trabalhos, pesquisas e informações científicas inerentes à reprodução animal.
Prezados autores e leitores da RBRA,
A RBRA reabriu para submissão de artigos científicos. Veja as novas "Instruções aos autores" no site do CBRA clicando no ícone da Revista Brasileira de Reprodução Animal.
Atenciosamente,
Diretoria Executiva do CBRA
ASSEXUADA
Na reprodução assexuada, uma célula (ou mais) se desprende do corpo do animal e se desenvolve, formando um novo ser vivo.
Tipos de reprodução assexuada:
- Fragmentação ou regeneração: um novo indivíduo é formado por fragmentação a partir de um pedaço que se desprendeu acidentalmente do corpo de um indivíduo adulto. Ela ocorre em esponjas; em alguns platelmintos, como as planárias; e em alguns equinodermos, como a estrela-do-mar.
Brotamento: formam-se, no corpo de indivíduos adultos, brotos que depois se desprendem e dão origem a novos indivíduos. Ocorre em esponjas.
- Gemulação: ocorre a formação de estruturas chamadas gêmulas, quando o ambiente está muito alterado. Dessa forma, quando o ambiente volta ao normal, elas se desenvolvem e formam novos seres vivos. Ocorre em esponjas e celenterados.
SEXUADA:
Na reprodução sexuada há a união de duas células, uma masculina e outra feminina, chamadas gametas.
Ela ocorre em todos os grupos de animais, até mesmo entre aqueles que se reproduzem de forma assexuada, como as esponjas, celenterados e equinodermos.
Tipos de reprodução sexuada
A reprodução sexuada pode acontecer entre