Reprodução Animal
REPRODUÇÃO ANIMAL
1. Gametas
Os gametas (chamados ainda de células sexuais) são as células dos seres vivos que, na reprodução sexual, se fundem no momento da fecundação ou fertilização (também chamada concepção, principalmente nos seres humanos) para formar um ovo ou zigoto, que dará origem ao embrião, cujo desenvolvimento produzirá um novo ser da mesma espécie.
Os gametas são células haploides, ou seja, têm apenas um conjunto de cromossomas, uma vez que são produzidos por meiose, enquanto que o ovo é diploide. Os órgãos onde são produzidos os gametas chamam-se gónadas. O processo de produção de gametas chama-se gametogénese.
Nas espécies que produzem tipos morfologicamente distintos de gametas, o órgão ou o indivíduo que produz o gameta de maiores dimensões - ovócito secundário - tem a denominação de fêmea ou feminina, enquanto que o que produz o gameta menor, normalmente móvel, é chamado macho ou masculino. Nos animais, o gameta masculino é chamado de espermatozoide. Nas plantas denomina-se anterozoide.
2. Reprodução
A reprodução é uma característica de todos os seres vivos. Ela é fundamental para a manutenção da espécie, uma vez que, nas atuais condições da Terra, os seres vivos só surgem a partir de outros seres vivos iguais a eles por meio da reprodução. No nível molecular, a reprodução está relacionada com a capacidade ímpar do DNA de se duplicar. Como vimos quem comanda e coordena todo o processo de divisão celular é o DNA dos cromossomos. São vários os tipos de reprodução que os seres vivos apresentam, mas todos eles podem ser agrupados em duas grandes categorias: a reprodução assexuada e a sexuada.
2.1. Reprodução Sexuada
Na reprodução sexuada ocorre a união de duas células sexuais (gametas) para formação de um ovo ou zigoto.
Numa perspectiva contemporânea evolutiva pensa-se que a reprodução sexuada é um dos componentes principais da produção da diversidade genética (ao contrário da reprodução assexuada). Os processos que