Reprodutor Masculino e Feminino
Os órgãos do sistema genital masculino são os testículos (gônadas masculinas), um sistema de ductos (ducto deferente, ducto ejaculatório e uretra), as glândulas sexuais acessórias (próstata, glândula bulbouretral e vesículas seminais) e diversas estruturas de suporte, incluindo o escroto e o pênis. Os testículos (gônadas masculinas) produzem esperma e secretam hormônios (testosterona). O sistema de ductos transporta e armazena esperma, auxiliando na maturação e o conduz para o exterior. O sêmen contém esperma mais as secreções das glândulas sexuais acessórias.
SISTEMA GENITAL FEMININO
Os órgãos genitais femininos são incumbidos da produção dos óvulos, e depois da fecundação destes pelos espermatozóides, oferecem condições para o desenvolvimento até o nascimento do novo ser. Consistem de um grupo de órgãos internos e outro de órgãos externos. Os órgãos internos estão no interior da pelve e consistem dos ovários, tubas uterinas ou ovidutos, útero e vagina. Os órgãos externos são superficiais ao diafragma urogenital e acham-se abaixo do arco púbico. Compreendem o monte do púbis, os lábios maiores e menores do pudendo, o clitóris, o bulbo do vestíbulo e as glândulas vestibulares maiores. Estas estruturas formam a vulva ou pudendo feminino. As glândulas mamárias também são consideradas parte do sistema genital feminino.
Aparelho Reprodutor Masculino e Feminino
INTRODUÇÃO
A função primordial do aparelho reprodutor é perpetuar a espécie por meio de reprodução. Nos vertebrados, o aparelho reprodutor tem grande ligação embrionária com a formação do aparelho excretor. Tanto é assim que ambos partilham, em estrutura, alguns itens comuns, como é o caso da uretra, que nos machos serve tanto para a eliminação de urina como para a emissão do esperma. Em vertebrados como muitas espécies de peixes e anfíbios, a fecundação ocorre em meio externo ao corpo e, assim, o desenvolvimento dos embriões ocorrerá na água. Nos mamíferos ocorre cópula