representação numerica
Introdução
Quando usamos sistemas em que apresentam números seja em calculadoras ou velocímetros de um carro estamos usando modo de representação, ou seja, usamos métodos que permite instrumentos apresentar valores numéricos, por exemplo, uma calculadora usa um sistema digital que possibilita a ela fazer os cálculos e apresentar uma resposta, já um velocímetro de um carro usa um sistema analógico que com base em comparações se possibilita fazer medidas da velocidade, embora grande parte dos métodos analógicos continuarem sendo substituído por modos digitais ainda existe muitos objetos que usam modos analógicos.
Sistema Analógico
Na representação analógica, o valor de uma quantidade é proporcional ao valor de uma tensão ou corrente, ou ainda de uma medida de movimento. Um exemplo disso é o velocímetro de um automóvel, no qual a deflexão do ponteiro é proporcional à velocidade do automóvel inclusive acompanhando qualquer mudança que ocorrer na velocidade do automóvel ao ser acelerado ou freado.
Quantidades representadas na forma analógica possuem uma importante característica: elas podem variar em um determinado intervalo continuo de valores.
Exemplos:
Sistemas Digitais
Na representação digital , as quantidades são representadas não por outras quantidades proporcionais, mas por símbolos chamados dígitos. Por exemplo,um relógio digital que fornece as horas do dia na forma de dígitos decimais que representam as horas, os minutos. Como sabemos, as horas do dia mudam continuamente, mas a leitura do relógio digital não varia continuamente; em vez disso, ela varia em passos de um minuto (ou um segundo). Em outras palavras,esta forma de representação digital das horas do dia varia em passos discretos quando comparada com a representação fornecida por um relógio analógico,em que as mudanças no mostrador ocorrem de modo contínuo.
As representações numéricas digitais são compostas por 4 sistemas de