Repostas questionários economia
2. Inflação - é o aumento contínuo e generalizado do nível geral de preços. Deflação - é a redução contínua e generalizada do nível geral de preços.
10. A sobrevalorização significa que o dólar está relativamente barato. Com isso o preço dos produtos importados em reais, fica mais baixo. Esse barateamento das importações força para baixo o preço dos produtos nacionais que competem com os importados. A sobrevalorização contribui, portanto, para a redução dos preços internos.
11. a) Um aumento de juros pode reduzir a inflação por desestimular gastos dos agentes econômicos. Quando os juros aumentam, torna-se mais difícil para os consumidores comprar a prazo. Além disso, o maior custo de financiamento inibirá decisões de investir. Dessa forma, haverá uma redução generalizada de demanda nos mercados de bens.
b) Quando por um lado, o governo aumenta os juros, desestimulando a demanda e faz reduzir a inflação. Quando, por outro lado, são oferecidas condições favoráveis de créditos a alguns consumidores isso terá um efeito contrario, estimulando o aumento de gastos. Nesse sentido, haverá uma contradição na política do governo. Para obter o mesmo efeito anti inflacionário com a política de juros, os aumentos teriam de ser maiores, dada a existência daqueles empréstimos favorecidos.
12. A função reserva de valor é imediatamente prejudicada na presença de inflação. Todos percebem que não vale a pena manter suas economias na forma de um bem (a moeda) que perde valor a cada dia.
A função unidade de conta é atingida da seguinte forma: caso seja firmado contrato em valores nominais, os agentes que tem a receber necessariamente perdem, já que receberão valores reais, inferiores aos da data de celebração do contrato.
Quanto a função meio de troca, faz-se mais difícil substituir a moeda, mesmo durante um processo inflacionário violento, pois ela é o único meio legal de pagamento.
13. Os governos podem obter volumes significativos de