Reportagem
No presente trabalho tratara sobre um tema importante a Reportagem e seus respectivos subtemas: Conceito, Tipos de Reportagens (Reportagem de fatos, Reportagem de ação, Reportagem documental, Outras formas de reportagem), Estrutura da Reportagem (A manchete ou o título principal, O título auxiliar, O primeiro parágrafo ou Lide e o Corpo da reportagem), Linguagem da Reportagem e um exemplo de Reportagem.
1. Reportagem
1.1 Conceito
A reportagem é um conteúdo jornalístico, escrito ou falado, baseado no testemunho direto dos fatos e situações explicadas em palavras e, numa perspectiva atual, em histórias vividas por pessoas, relacionadas com o seu contexto. A reportagem televisiva, testemunho de ações espontâneas, relata histórias em palavras, imagens e sons.
1.2 Tipos de Reportagens
a) Reportagem de fatos
Relato objetivo de acontecimentos que obedece na redação à forma da pirâmide invertida. Como na noticia, os fatos são narrados em sucessão, por ordem de importância ou cronologicamente. Em reportagens televisivas, quando se cobrem grandes acontecimentos, a edição parte do anúncio do fato, mas pode fazer de cada parte seguinte uma pequena notícia independente. Embora se caracterize pela objetividade, é possível encontrar exemplos em que o distanciamento seja menor.
b) Reportagem de ação
Relato movimentado, que começa sempre pelo fato mais atraente, para ir descendo aos poucos na exposição de detalhes. O importante nessas reportagens é o desenrolar dos acontecimentos de maneira enunciante, próximo ao leitor, que fica envolvido com a visualização das cenas, como num filme. Na TV, o repórter participa da ação e deixa de ser um mero observador, para tornar-se parte da narrativa. É o caso de certas reportagens que podem até incorrer em riscos, como filmar e entrevistar pessoas durante um assalto, fazer-se passar por cliente para investigar um negócio ilícito, filmar venda de drogas, etc. O repórter está no meio dos acontecimentos; o