Reportagem
Alunos: Caroline Marinho, Jonathan Rodrigues e Samuel Modesto
Professora: Jéssica Amanda
Turma: 9º ano “A”
Turno: Matutino
Ceilândia, 11 de Abril de 2014.
Guerra do Vietnã
Regime Militar
Contexto Histórico
Em 1950, a República Democrática do Vietnam e a República Popular da China de Mao Zedong, fizeram um reconhecimento diplomático mútuo, apoiado pela União Soviética. O Presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, respondeu reconhecendo o governo fantoche francês na Indochina. Ho Chi Minh, presidente do Vietnã do Norte (à esquerda) e Harry Truman, presidente dos Estados Unidos (à direita).
Após essa conclusão vinda das duas potências mundiais, o Vietnã foi dividido em dois países. O Vietnã do Norte era comandado por Ho Chi Min, possuindo orientação comunista pró União Soviética. O Vietnã do Sul, uma ditadura militar, passou a ser aliado dos Estados Unidos e, portanto, um sistema capitalista. Aí foi um cenário para uma Guerra Civil entre as duas potências mundiais.
Causas da Guerra
Charge que critica as desavenças entre Estados Unidos e União Soviética, antes de uma forma mais violenta e, atualmente de uma forma mais diplomática.
A relação entre os dois Vietnãs, em função das divergências políticas e ideológicas, era tensa no final da década de 1950. Em 1959, vietcongues (guerrilheiros comunistas), com apoio de Ho Chi Minh e dos soviéticos, atacaram uma base norte-americana no Vietnã do Sul. Este fato deu início a guerra. Entre 1959 e 1964, o conflito restringiu-se apenas ao Vietnã do Norte e do Sul, embora Estados Unidos e também a União Soviética prestassem apoio indireto.
Intervenção militar dos Estados Unidos
Em 1964, os Estados Unidos resolveram entrar diretamente no conflito, enviando soldados e armamentos de guerra. Os soldados norte-americanos sofreram num território marcado por florestas tropicais fechadas e grande quantidade de chuvas.
Soldados norte-americanos em combate.
Os vietcongues