Reportagem sobre Instagram
Jéssica Oliveira Duarte – UC12007538
Jornalismo Especializado I
A REDE SOCIAL QUE SE TORNOU FONTE DE RENDA
Um mês após ser criado, Instagram já acumulava cerca de um milhão de usuários pelo mundo. Atualmente, é usado por pessoas de todas as idades e de diversas maneiras Vivemos em uma época dinâmica, onde andar em lugares que não tenham conexão com a Internet ou viver em uma casa onde não há computador é praticamente impossível. Muitos ainda não possuem esses aparelhos, é verdade, mas, a expectativa é que um dia todos o tenham. O crescimento e a enxurrada de informações aumentam a cada instante e os dispositivos que as espalham são inúmeros, as pessoas dependem deles para permanecer atualizadas e sentirem que de fato fazem parte da sociedade, compartilhando, curtindo e comentando informações a todo instante.
A informação é atualmente a moeda de troca mais valiosa no mundo e a tecnologia é fundamental para que ela seja transmitida e recriada. Uma das formas de transmissão desta informação são os aplicativos como o Instagram, desenvolvido a partir da plataforma de um aparelho celular e criado com o intuito de permitir que o usuário fotografe algo que considere interessante e jogue a imagem na rede de forma simples e rápida. O aplicativo surgiu em 6 de outubro de 2010 e foi criado pelos engenheiros de programação Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger, para resgatar a instantaneidade da revelação da Polaroid.
O Instagram passou a ter uma forte e importante função na divulgação e agrupamento de imagens. Isso ocorre por meio da utilização de hashtags nas publicações, que rapidamente colocam determinado assunto em alta, como a marca de um produto que esta sendo vendido ou lançado. Com isso, a rede social se torna um forte aliado para chamar a atenção de consumidores. Sheila da Costa Oliveira, especialista no assunto da Universidade Católica de Brasília, diz que, “dados estatísticos comprovam que essa rede é a mais