RENZO PIAN1

1099 palavras 5 páginas
RENZO PIANO

As obras de Renzo Piano são surpreendentes em alcance e são completas em sua diversidade de escalas, materiais e formas. Piano não se cansa de produzir a sua fantástica arquitetura high-tech que fascina qualquer pessoa desde o seus meros esquissos carregados de simbolismo, às suas imponentes construções envoltas de um característico misticismo e magia que dão toda a vida às suas obras. Alguns arquitetos têm seu estilo pré-definido, mas o que os diferencia de Piano, é que ele busca simplesmente aplicar um conjunto de idéias coerentes a novos projetos de formas extraordinariamente diferentes. “Uma das grandes virtudes da arquitetura radical, é que cada obra é como um novo começo de vida. Um arquiteto enfrenta um novo mundo a cada projeto – afirma Piano”. Isso explica a diversidade de suas obras, não basta apenas passar os olhos por seus projetos tão variados, pois diferente de muitos arquitetos, ele não se encaixa no perfil, ‘viu uma obra, viu todas’.
Escolhi dois projetos para ilustrar essa pluralidade presente em seus projetos, a Academia de Ciência da Califórnia e a Tower Bridge de Londres.

Academia de Ciência da Califórnia
A Academia de Ciência da Califórnia é uma referência no uso de tecnologias sustentáveis para estruturas de uso público, o prédio reúne numa só estrutura: Aquário, Planetário, Museu de História Natural, floresta tropical indoor, além do telhado verde, que é composto por mais de um milhão de mudas nativas e selvagens, responsáveis por amenizar a temperatura no interior do prédio e pela absorção de 60% da água da chuva. O telhado é composto por janelas que possuem sensores de temperatura, com isso não é necessário o uso de um sistema de ar refrigerado central.
O prédio concentra os departamentos da academia, antes divididos em 12 prédios, construídos ao longo de oito décadas, numa construção totalmente integrada ao seu novo endereço, cercada pelo verde do Golden Gate Park.
A Academia é um modelo em eficiência do uso da água, pois

Relacionados