Renha paulo freire
Resenha
Leila
Graduanda em Psicologia pela Universidade Camilo Castelo Branco (UNICASTELO).
O pernambucano Paulo Freire, nascido em Recife em 1921, é tema do artigo Paulo Freire: a educação e a transformação do mundo de autoria de Marta Maria e Antonio Fernando, e que está incluso na publicação do Ministério da Educação – MEC no livro eletrônico Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental.
Neste os autores apontam a discussão levantada por Freire que se propõe a educação ambiental ser uma educação interdisciplinar, transversal, de saberes, atitudes, sensibilidades, dialogando com novos problemas e produzindo reflexões, concepções, métodos e experiências, construindo novas bases para conhecimentos e valores, portadora de uma nova sensibilidade e uma postura ética, comprometida com um projeto de cidadania.
Partindo de experiências concretas, buscando fundamentá-las, os autores mostram que Freire constrói um pensamento que une a ação à reflexão, apontando como exigências de uma ação transformadora a constituição de trocas efetivas, recriando o conhecimento e saberes, a partir de temáticas que possibilitem superações das visões e vivências dos sujeitos. Por abordar a totalidade dos sujeitos em sua ação transformadora do mundo, refletindo sobre práticas dessa ação, pode contribuir para os que desejam abordar a educação ambiental também como uma prática de mudança do mundo.
A metodologia proposta por Paulo Freire está centrada na cultura como dimensão da formação de uma consciência crítica que, pelo seu caráter dialógico, permite aos sujeitos