Renha de o monge e o executivo
1715 palavras
7 páginas
.[pic] |FESPICSP |
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO PARANÁ | |
DISCIPLINA : TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
• Ao longo do tempo, na medida em que foram surgindo problemas na gestão empresarial, várias Teorias Administrativas foram formuladas para atender as necessidades mais relevantes. • De acordo com cada teoria, o significado e o conteúdo da Administração também variou. • Normalmente, cada autor, procura privilegiar um dos aspectos que compõe a organização, relegando os demais a um plano secundário.
As principais teorias que influenciam o atual pensamento administrativo são:
A) Administração Científica: A TGA começou com os estudos de Taylor, denominada de Administração Científica, e se preocupou com a racionalização do trabalho no nível operacional e alguns Princípios de Administração ( Planejamento – Preparo – Controle – Execução).
Essa racionalização seria obtida através: ← análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos; ← estudo da fadiga humana; ← divisão do trabalho e especialização do operário; ← desenho de cargos e de tarefas; ← incentivos salariais e prêmios; ← conceito de “homo economicus”; ← condições ambientais de trabalho; ← padronização de métodos e máquinas; e ← supervisão funcional. A ênfase, portanto, na Administração Científica era nas “TAREFAS”.
B) Teoria Clássica, Teoria da Burocracia e Teoria Estruturalista : A seguir a preocupação se voltou para a “ESTRUTURA” da organização, com a Teoria Clássica de Fayol, a Teoria da Burocracia de Weber e mais tarde a Teoria Estruturalista da Administração de Victor A. Thompson e Amitai Etzioni.
C) Teoria das Relações Humanas, Teoria Comportamental e Teoria do Desenvolvimento Organizacional: A preocupação com as “PESSOAS” veio com: ← “Teoria das Relações Humanas”, cujos expoentes foram Elton Mayo, Kurt Lewin e Mary Parker Follet e