Rene descartes
Biografia: René Descartes.
René Descartes nasceu em 1596, próximo de Paris na França. Destacou-se por seus trabalhos na filosofia e na Ciência, mas foi reconhecido na matemática por ter sugerido a geometria analítica.
É considerado um dos pensadores mais influentes e importantes da história do Pensamento Ocidental. Especialistas afirmam que a partir de Descartes inaugurou-se o racionalismo da idade Moderna.
René Descartes viveu numa época marcada pelas guerras religiosas e ele era um revolucionário para uma sociedade feudalista em que nasceu, pois a influência da igreja era muito forte. Foi um grande viajante e percebeu a diversificação dos povos e das crenças, dos costumes, etc.
Os principais interesses de René Descartes foram a Epistemologia, Matemática, Ciência. E seus principais trabalhos são: cogito ergo sum (eu penso, logo existo, dualismo cartesiano, dúvida metódica, sistemas de coordenadas cartesianas, argumento ontológico para a existência de Deus).
- As obras são: Regras para a direção do espírito (1629).
- O mundo ou tratado da Luz (1632-1633).
- Discurso sobre o método (1637)
- Geometria (1637)
- Meditações Metafísicas (1641).
René Descartes morreu em 11/02/1650 em Estocolmo, de pneumonia.
* Os dados do texto foram adquiridos no: wikipédia.org/wiki/René_Descartes.
Glossário: Racionalismo: é a corrente filosófica que iniciou filosófica que iniciou com definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica.
Feudalista: O feudalismo foi um modo de organização social e político nas relações servo-contratuais . Tem sua origem na decadência do Império Romano.
Metafísica: É um ramo da filosofia que estuda a essência do mundo.
Dualismo: Suporte racional e científico. Um conceito de que nossa mente é mais do que nosso cérebro.
Cartesiano: O método cartesiano seria um instrumento que bem manejado levaria o homem a verdade. Esse método consiste em aceitar apenas aquilo que é