rendimento termico
ADELINA BAPTISTA
AULA 5 – Rendimento térmico & redes de distribuição
PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO
Caldeira aquotubular: com o auxilio de um ventilador, o ar atmosférico passa pelo pré-aquecedor. Já aquecido, o ar vai para a fornalha onde se mistura com o combustível e ocorrendo a combustão. Através da tiragem realizada na chaminé os gases quentes, produtos da combustão, circulam por todo o gerador até ser lançado na atmosfera. Neste trajeto, ele cede calor para a água dos seguintes modos:
•
Aquecendo a água no economizador
•
Vaporizando-a na caldeira
•
Transformando o vapor saturado em vapor sobreaquecido na superaquecedor
A maior parcela de energia é absorvida nas superfícies expostas diretamente ás chamas na câmara de combustão, onde predomina a troca de calor por radiação. Em caldeiras bem dimensionadas, as paredes de água representam menos de 10% da superfície de troca de calor total e são capazes de absorver 50% da energia libertada na combustão. Nas paredes posteriores da caldeira, os gases fornecem calor por convecção e radiação
CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DE VAPOR
MÉTODO DO BALANÇO DIRECTO
•
O cálculo do rendimento da caldeira baseado na medida directa da energia útil, é chamado cálculo do rendimento pelo Método do Balanço Directo. Este método é somente empregue em instalações de caldeira em operação, não sendo aplicável ao projecto de novas instalações. Uma vez que a as medições de caudal de vapor, ar e combustível são sujeitas a erros significativos, ele não permite o cálculo do rendimento térmico com precisão suficiente nas grandes caldeiras. Ele só é recomendável no cálculo do balanço térmico de pequenas caldeiras, e particularmente nas que são operadas intermitentemente.
RENDIMENTO TERMICO– método directo
O rendimento térmico de um gerador não é mais do que a relação entre energia térmica saída e a energia fornecida
saida
=
η=
Qf
fornecida
No caso de