Renda per capta brasil e tocantins nos ultimos cinco anos e comparativos
Trabalho apresentado como requisito parcial da nota da NP2 da disciplina Economia e Gestão do Setor Público sob a orientação da Professora Sílvia Kondo.
1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é fazer uma análise sucinta sobre a renda per capta do brasileiro nos últimos cinco anos estabelecendo um comparativo com a renda per capta do Estado do Tocantins, bem como demonstrar o resultado do PIB nacional também dos últimos cinco anos mostrando o que representa o Estado do Tocantins neste total.
Para se chegar à renda per capita de uma região, basta dividir o valor PIB pelo número de habitantes dessa área em estudo. No caso do Brasil, de acordo com os dados do IBGE (2011) no ano de 2010 teríamos o seguinte: PIB (3,675 trilhões de reais) / 191,732 milhões de habitantes = 19.074 reais / habitante
Isso significa que, em um ano, cada brasileiro seria responsável em média pela produção de riquezas correspondentes a 19.074 reais.
O Produto Interno Bruto é o principal medidor do crescimento econômico de uma região, seja ela uma cidade, um estado, um país ou mesmo um grupo de nações. Sua medida é feita a partir da soma do valor de todos os serviços e bens produzidos na região escolhida em um período determinado.
A fórmula para o cálculo é a seguinte: PIB = consumo privado + investimentos totais feitos na região + gastos do governo + exportações – importações
São medidas as produções na indústria, na agropecuária, no setor de serviços, o consumo das famílias, o gasto do governo, o investimento das empresas e a balança comercial. Entra no cálculo o desempenho de 56 atividades econômicas e a produção de 110 mercadorias e serviços.
2. DESENVOLVIMENTO
Conforme pode ser observado abaixo, nos últimos cinco anos o brasileiro teve um crescimento em sua renda de R$ 6.594,00 (Seis mil quinhentos e noventa e quatro reais) o que representa um aumento de 52,83% em relação a renda per capta de