Renascimento X Capitalismo
CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
RENASCIMENTO X CAPITALISMO
DUQUE DE CAXIAS
2
INTRODUÇÃO:
Entre os séculos XIV e XVI o ocidente vivia um período de grandes mudanças, a nível cultural e mental, pois estava para surgir uma nova visão do mundo e do próprio homem. Nesse período iniciou-se na Itália um movimento de mudanças culturais que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental chamado Renascimento. O período foi marcado por transformações em muitas das áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. E apesar destas transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo Renascimento é mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências.
Durante seis séculos, o capitalismo vem passando por diversas fases e influenciando de diferentes formas as sociedades onde ele foi implantado. Teve sua primeira fase de desenvolvimento, sob a forma comercial, esta fase é chamada de mercantilismo, e se propagou em meados do século XV, em meio às mudanças culturais que caracterizaram o Renascimento. O capitalismo superou o modo de produção feudal, com ele, o comércio tornou-se a principal fonte de riqueza no mundo europeu naquele momento, deixando para trás um modelo econômico baseado exclusivamente na agricultura de consumo próprio ou de circulação restrita.
Destacaremos a conjuntura desse movimento cultural, Renascimento, e sistema econômico, Capitalismo, que marcaram a transição do período medieval para a Idade Moderna com transformações sociais, econômicas, políticas, religiosas e culturais.
CONCEITO e CARACTERÌSTICAS
Renascimento:
O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica.
Renascimento é um termo atribuído ao tratadista Giorgio Vasari, que o utilizou