renancimento

1608 palavras 7 páginas
Introdução
O Renascimento foi, como sabes, um movimento cultural que surgiu na Itália no séc. XV e que, além de se inspirar na Antiguidade Clássica, procurou valorizar o Homem e a própria Natureza. O Renascimento foi uma época histórica interessante, como pudeste constatar, destacando-se figuras verdadeiramente grandiosas que muito contribuíram para o desenvolvimento da Humanidade, nos seus aspectos mais perfeitos.
O Homem do Renascimento procurou ser completo em todos os aspectos - culto, conhecedor das artes e dominando os vários ramos do saber. O que melhor encarnou este perfil foi Leonardo da Vinci.

Renascimento.
Foi um movimento intelectual artístico e literário, ocorrido na Europa, especialmente na Itália, nos séculos XV e XVI, com as seguintes características:
a. inspiração nas obras da antigüidade greco-romana;
b. exaltação da personalidade;
c. predomínio da pintura;
d. otimismo e individualismo.
Suas origens remontam ao século XIV. O termo é impróprio porque na Idade Média a cultura greco-romana não estava morta para renascer nos tempos modernos. Foi motivado pelos seguintes fatores:
a. desenvolvimento do comércio;
b. crescimento das cidades;
c. influência das civilizações sarracenas e bizantinas;
d. fuga ao misticismo e ao ascetismo medieval;
e. Humanismo
1. O Renascimento Italiano
1. As Causas
A Itália foi o berço do Renascimento devido aos seguintes fatores: proteção dos mecenas: papas, bispos, reis, príncipes, banqueiros, que reuniam obras clássicas, amparavam os estudiosos da Literatura grega e latina, fundavam bibliotecas, embelezavam seus palácios e igrejas; fuga dos sábios bizantinos para as cidades italianas. Profundos conhecedores da cultura clássica, muito influenciaram os italianos. Destacaram-se: Miguel Crisólaras e Basílio Besarion; tradição clássica. A Itália, como centro do Império Romano, guardava o mais importante conjunto de monumentos, representando a tradição da cultura latina; progresso econômico das

Relacionados

  • Renancimento
    2227 palavras | 9 páginas
  • serviço social na atualidade
    302 palavras | 2 páginas
  • Obras e características de Francisco de Sá de Miranda e Luiz Vaz de Camões
    794 palavras | 4 páginas