Relógio Comparador
F.1.:Relógio Comparador Analógico.
O relógio comparador funciona das seguintes maneira:
O fuso possui uma cremalheira que entra em contato com a peça. Em seguida, a cremalheira aciona um pinhão com a engrenagem principal. Essa engrenagem principal aciona o pinhão central (onde é montado o ponteiro principal e a engrenagem da mola cabelo elimina as folgas do engrenamento. Esse processo se chama aplicação por engrenagem.
Durante a medição, a haste que suporta o cutelo móvel desliza, a despeito do esforço em contrário produzido pela mola de contato. O ponteiro-alavanca, mantido em contato com os dois cutelos pela mola de chamada, gira em frente à graduação.
Pode-se usá-lo para aferir se uma réplica de uma peça tem a exata mesma medida que a original (replicada) ou a medida com o menor erro possível. Também são usos do relógio comparador:
-Em retifica de motores:são empregados em máquinas, através de suportes para medições de alturas, profundidades, cortes, ferramentas especiais para sincronismos de bombas injetoras e juntamente com súbitos, que servem para medir diâmetros de cilindros, alojamentos de mancal, bielas, e outros.
-Em oficinas mecânicas: são empregados para medir folgas axiais, radiais, folgas de dentes de engrenagens de câmbios, diferenciais para conferir altura de pistões, camisa do motor, folga axial de virabrequim, empenamento de volante, profundidade do pinhão do diferencial, e outros. Tamanha precisão de resultados requer igual cuidado no manuseio, já que um relógio mal calibrado pode dar resultados discrepantes ao que se almeja, sendo que até mesmo luz do sol pode descalibrá-lo. Há duas versões, uma analógica e uma eletrônica. O eletrônico possibilita uma leitura mais rápida, indicado a medida no display em milímetros, com