religiões indianas
A estátua de Shiva perto do Aeroporto Internacional Indira Gandhi, Delhi
As religiões da Índia, também chamadas de religiões dármicas, são o conjunto das tradições religiosas correlatas que se originaram no subcontinente indiano,1 nomeadamente o hinduísmo, o jainismo, o budismo,o sikhismo, inclusive os seus derivados e várias outras tradições a elas relacionadas. Há também o Zoroastrismo, o Judaismo, o Cristianismo e o Islamismo (embora estas quatro não tenham nascido na Índia)
Formam o subgrupo da classe maior das "filosofias orientais". As religiões da Índia tem similaridades em credos, modos de adoração e práticas associadas, principalmente devido à sua história de origem comum e influência mútua. Na Índia, a religião é um modo de vida. É parte integrante de toda a tradição indiana. Para a maioria dos indianos, a religião está presente todos os aspectos da vida, das tarefas diárias à educação e à política. A Índia é o lar secular de hinduísmo, islamismo, cristianismo, budismo, jainismo, sikhismo e outras inúmeras tradições religiosas. Além de hindus, os muçulmanos são o grupo religioso mais importante e são parte integrante da sociedade indiana. Na verdade a Índia tem a segunda maior população de muçulmanos no mundo depois da Indonésia.
Muitos festivais realizados todos os anos com música, danças e festas são compartilhados por diversas crenças.
Ao contrário da maioria das outras religiões, o hinduísmo não defende a adoração de uma deus particular. Pode-se adorar Shiva ou Vishnu ou Rama ou Krishna ou algum outros deuses e deusas e pode-se acreditar no "Espírito Supremo" ou "Alma Indestrutível" dentro de cada indivíduo e ser um bom hindu. Isto dá uma indicação dos contrastes que marcam essa religião . .
Há festivais e cerimônias associada não só com os deuses e deusas, mas também com o sol, lua, planetas, rios, oceanos, árvores e animais. Algumas das festas populares hindus são Deepawali, Holi, Dussehra, Ganesh