Religiões de origem aficana
Citaremos aqui somente as principais religiões afro-brasileiras presentes hoje no Brasil, não esquecendo de que, na África, encontraremos uma grande variedade de religiões – as religiões tradicionais ou tribais.
Candomblé
Originário da África, o candomblé chegou ao Brasil juntos com os primeiros escravos africanos, entre os séc. XVI e XVII. Seus deuses são chamados de Orixás e representam as principais nações africanas de língua ioruba. Suas cerimônias são realizadas em língua africana, acompanhadas de cantos e sons de atabaques. Como esta forma de religião era proibida no Brasil, seus adeptos associaram seus deuses a santos católicos, criando o que se conhece como sincretismo religioso.
Os deuses do candomblé dão proteção às pessoas, mas não determinam como essas devem agir, e não castigam caso essas cometam algo considerado incorreto para a sociedade.
Umbanda
É uma religião brasileira, resultado da fusão de duas religiões africanas: a cabula e o candomblé, e de crenças européias. O universo para os umbandistas é habitado por entidades espirituais – os guias, que entram em comunicação com as pessoas por intermédio dos iniciados, ou médiuns. Os guias assumem formas como o caboclo, a pomba-gira, o preto velho e outros. A umbanda se propagou por todas as regiões do Brasil, e é freqüentada por pessoas de todas as classes sociais e todas as origens étnicas.
O FANATISMO RELIGIOSO
Ao nascermos, quase sempre seguimos a religião de nossa família, mas que ao longo da vida podemos escolher uma nova religião ou mesmo optarmos pelo ateísmo.
Essa conquista foi obtida por meio de muita luta e de muita opressão. Os povos nativos que aqui habitavam tinham o pensamento religioso como eixo central de suas vidas, o sagrado por meando todas as relações e explicando todos os acontecimentos da comunidade.
Esses povos tinham seus deuses, seus rituais que davam significado a sua existência, um grande massacre cultural