religião wicca
1 INTRODUÇÃO 4
2 Primeiras noções sobre wicca 5
2.1 wicca, seus deuses e rituais 6
2.1.1 INSTRUMENTOS E SIMBOLOS 8
2.1.2 CARACTERÍSTICAS DA MAGIA 11
3 ESTRUTURA da wicca 12
4 conSIDERAÇÕES FINAIS 15
5 REFERÊNCIAS 16
1 INTRODUÇÃO
Um estudo voltado para uma análise histórica da Religião Wicca é de salutar importância, pelo fato de que para que se possa ter uma compreensão generalizada sobre as diferenças concernentes às culturas religiosas, é necessário que se faça um estudo das mais diversas formas de religiões, nesse sentido este trabalho será gerido a partir de informações sobre a religião Wicca que mostrará várias de suas peculiaridades.
Durante esse trabalho será analisado o contexto histórico dessa religião desde o seu surgimento, suas formas de liturgias e alguns dos inúmeros rituais que os adeptos dessa religião costumam fazer.
O objetivo principal é a coleta de dados bibliográficos, para a partir deles, fazer uma análise histórica da religião em evidência, e dessa forma contribuir para a disseminação de algumas particularidades da religião Wicca que são muito poucas conhecidas pelas pessoas do mundo ocidental contemporâneo.
2 PRIMEIRAS NOÇÕES SOBRE WICCA
A Wicca primeiramente surgiu em diversas regiões da Europa, ainda no período Neolítico, consta que seu surgimento foi onde hoje fica localizada a Irlanda, País de Gales, Inglaterra, Escócia, indo até o Sudoeste da Itália e a região da Britânia na França.
Esta religião foi formada após a invasão dos Celtas na Europa, a aproximadamente mil anos antes de Cristo, pois estes invasores levaram para o local invadido suas crenças e estas crenças ao se misturarem com as crenças locais originou a Wicca.
A Wicca é uma religião pagã que se dedica ao conhecimento da espiritualidade a partir da natureza e da psique humana, sendo que os Wiccanos são conhecidos como “os bruxos do bem”. Sobre este assunto Bostulim assim afirma:
“Conforme a bibliografia estudada, pode-se também chegar a um