Religiosidade e religiões tem conceitos iguais?
CURSO: PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
DISCIPLINA: Expressões Religiosas no Brasil
PROF: NEIDE DA SILVA PAIVA
LUNOS: REGINALDO CRUZ FERREIRA, SEBASTIÃO DINIZ DE JESUS
Atividade da 2ª. Semana
Religiosidade e religião têm conceitos iguais?
Não são iguais.
É importante destacarmos as diferenças entre esses conceitos, que têm assumido papel fundamental para a compreensão da história do Brasil, além de ser um tema de grande importância para estudiosos de história de todo o mundo. Falaremos destes dois conceitos separadamente para, então, salientarmos as diferenças.
Primeiramente discutiremos o conceito de religião. A religião é universal, e o homem é única criatura que possui uma consciência religiosa; constituindo um sentimento religioso presente em toda a humanidade. Assim, todo homem nasce com esse sentimento religioso; ou seja, o sentido do sagrado é inato no homem, que lança luz sobre as qualidades divinas do mundo percebido, dando conteúdo à idéia de Deus.
Portanto, a religião é um processo relacional desenvolvido entre o Homem e os poderes por ele considerados sobre humanos, no qual se estabelece uma dependência ou uma relação de dependência. Essa relação se expressa através de emoções como confiança e medo, através de conceitos como moral e ética, e finalmente através de ações (cultos ou atividades pré estabelecidas, ritos ou reuniões solenes e festividades). A Religião é a expressão de que a consciência humana registra a sua relação com o inefável, demonstrando a sua convicção nos poderes que lhes são transcendentes. Esta transcendência é tão forte que povoa a cultura humana.
A religião não é apenas um fenômeno individual, mas também um fenômeno social. Dentro do que se define como religião pode-se encontrar muitas crenças e filosofias diferentes. As diversas religiões do mundo são de fato muito diferentes entre si.