RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DA CONTABILIDADE PARA A GESTÃO PÚBLICA
1 INTRODUÇÃO 3
4 CONCLUSÃO 14 REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a Relevância do Planejamento e da Contabilidade para Gestão Publica como uma ferramenta essencial para uma Administração eficiente e eficaz na execução de sua principal função em atender os interesses da sociedade, como instrumento gerencial que proporcione maior transparência e controle. Buscamos por meio deste, enriquecer a aprendizagem (teoria e pratica) das disciplinas Contabilidade Pública, Gestão de Custos no Setor Público, Finanças Públicas, Auditoria e Controle no Setor Público e Planejamento Governamental.
2 . DESENVOLVIMENTO
2.1. CONTABILIDADE PÚBLICA BRASILEIRA.
Conta à história que a contabilidade em nosso país surgiu ainda no Brasil colônia, em decorrência do desenvolvimento de controles como a criação das alfândegas, por volta de 1530.
Com a vinda da família real portuguesa para o Brasil, houve um incremento da atividade comercial, devido a um aumento dos gastos públicos e também da renda dos estados, necessitando se, assim, de melhor aparato fiscal. Em função disso, foi criado por Portugal o Erário Régio, ou o Tesouro Nacional e Público, com o Banco do Brasil, em 1808 e o Regime de Contabilidade.
No ano de 1922, foi aprovado o Código de Contabilidade da União que em um texto único de lei as regras e os procedimentos orçamentários, financeiros, contábeis, patrimoniais e outros, que já estavam sendo utilizados pelo Governo Federal.
A década de 60 foi reformada as normas de orçamento público e contabilidade, e com isso foi criada a Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, editada sob a égide da Constituição Federal de 1946 e no início de 1967, entrou em vigor o Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967, que dispõe sobre a organização da