relevo
Depressão Relativa – Região mais baixa que as áreas adjacentes. Exemplo: um vale. montanhas recente: Possui altitudes elevadas e topo pontiagudos. nesta classe está as cordilheiras dos Andesr montanhas antigas: são aquelas resultantes de dobramentos que surgiram em uma época geológica antiga.
Planície Costeira: formadas pela ação do mar, ou seja, pela decomposição de sedimentos marinhos.
Planície Fluvial: formadas pela ação de um rio, ou seja, pela decomposição de sedimentos dos rios.
Planície Lacustre: formadas pela ação de um lago, ou seja, pela decomposição de sedimentos dos lagos. serras= são terrenos acidentados com fortes desníveis, freqüentemente aplicados a escarpas assimétricas, possuindo uma vertente abrupta e outra menos inclinada. Uma serra distingue-se de um maciço pelo facto de um maciço possuir montanhas agrupadas em vez de alinhadas. Um conjunto de serras forma uma cordilheira.
chapadas=é uma formação geológica acima de 600 metros que possui uma porção plana na parte superior. A causa pela qual a superfície da chapada seja plana é a erosão. Naturalmente são terrenos de superfície bastante plana, cuja a altitude se destaca das áreas ao redor. morros=Morro, colina, outeiro ou cerro (às vezes escrito serro) é um acidente geográfico constituído por pequena elevação de terreno com declive suave.
O tipo de vegetação de determinada região irá depender, primordialmente, do seu tipo de clima. Entretanto, essa regra aplica-se somente a vegetações naturais ou nativas, pois a formação vegetal é o primeiro elemento da paisagem que o homem modifica e, portanto, está em constante transformação.
O Brasil, por ter dimensões territoriais continentais, abriga oito tipos principais de vegetação natural. São eles:
Floresta Amazônica: de clima equatorial e conhecida como Amazônia Legal, abriga milhões de espécies