relevo
O relevo corresponde ao conjunto de formação apresentadas pela litosfera. Essas formas são definidas pela estrutura geológica combinada com as ações da dinâmica interna e externa da Terra.
A estrutura geológica diz respeito ao tipo de rochas magmática, sedimentar ou metamórfica , bem como à idade que elas apresentam como as mais antigas ou mais recentes. As rochas sofrem processos de erosão que podem ser : Internos (endógenos) ou, Externos (exógenos).
Fatores do relevo;
Os fatores internos são responsáveis pela elevação ou rebaixamento da superfície da crosta terrestre, os fatores externos, por sua vez, causam modificações nessa superfície. Internos: tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos; Externos: intemperismos, águas correntes, vento, mar, gelo, seres vivos, entre outros.
Plataforma continental:
É um prolongamento da área continental emersa (o continente) com profundidade de até 200 m apresenta-se na forma de planície submersa que margeia todos os continentes, sua extensão varia de 70 km a 1.000 km. É nessa área que encontramos as ilhas chamadas de continentais ou costeiras. É aí também que se depositam os sedimentos vindos dos continentes através das águas dos rios que deságuam no mar. A plataforma continental é considerada a área mais importante do relevo submarino, pois é nessa região que a luz do sol atinge praticamente o fundo oceânico, permitindo a ocorrência de fotossíntese e o crescimento do plâncton, este último, indispensável para a alimentação de peixes e animais marinhos. Por isso, ficam aí as maiores regiões pesqueiras e também as bacias petrolíferas. Talude continental :
c vf b fb f b f b fb f b f b fbf bf b fb f b fb f bf bf b fb f b fb f b fb fb f bf b f bfb
fb f b f b fb fb f bf bf bgf
n