Relevo
01. A figura abaixo apresenta, de forma esquemática, as temperaturas médias e as precipitações pluviométricas de uma determinada cidade brasileira.
Após o exame dos gráficos, conclui-se que
A) essa cidade situa-se na Região Norte, no hemisfério boreal.
B) essa cidade tem um regime pluviométrico característico da fachada oriental do Nordeste brasileiro.
C) os meses mais secos, dessa cidade, verificam-se no inverno do hemisfério sul.
D) essa cidade deve possuir um clima subtropical, o que pode ser deduzido a partir da observação do ritmo térmico anual.
E) essa cidade possui os meses mais chuvosos no período em que as temperaturas mensais são mais baixas.
02. As afirmativas, a seguir, referem-se às bases naturais do Nordeste brasileiro. Duas dessas afirmativas, contudo, não correspondem à realidade.
1.
O regime de chuvas do Nordeste caracteriza-se pela grande variação que se manifesta tanto na distribuição das precipitações ao longo da estação chuvosa, quanto nos totais anuais de precipitação entre os diferentes anos.
2.
A compartimentação topográfica regional reflete a notável homogeneidade de terrenos geológicos; por esse motivo, não se encontram áreas deprimidas que refletiriam diferenças litológicas marcantes.
3.
Os recursos hidrológicos de superfície, observados no Agreste e no Sertão, refletem o quadro morfoestrutural e climático regional.
4.
No contexto intertropical brasileiro, o Nordeste é a região que apresenta maior diversidade de quadros naturais.
5.
Na parte oriental da região, mais especificamente de Alagoas a Rio Grande do Norte, onde domina um clima tropical úmido, as chuvas concentram-se na primavera-verão, época em que são mais ativos os avanços de "ondas de leste" e da massa de ar tropical atlântica.
Identifique-as.
A) 1 e 2. B) 2 e 4. C) 3 e 5. D) 2 e 5. E) 1 e 3.
03. O mapa a seguir apresenta as principais unidades do relevo do Brasil, numa tentativa de classificação