Relegião
Hoje em dia deparamo-nos com varias religiões nos vários pontos do globo. Cada uma tem as suas crenças, os seus costumes, e as suas celebrações.
Eu, por vivência própria, consigo ver que a religião Cristã é a mais predominante e sendo a maior parte da sociedade portuguesa Cristã Penso que esta, enquanto instrumento de formação individual, afeta muito pouco a sociedade. A prova disto é que somos um povo extremamente religioso e isso, por si só, não faz de Portugal uma grande nação.
Porem, por outro lado esta também afeta a sociedade de outra forma, sendo esta a consciência da sociedade pois bem visto, esta tem o seu papel na consciência dos cidadãos, apenas pelo simples facto de a religião afirmar que roubar é pecado e que devemos amar o próximo para termos lugar no “Céu”, as pessoas pensam duas vezes antes de realizarem as suas ações, pois estas sentem-se indignadas por a palavra “Inferno” e associam então esta palavra ao não cumprimento dos 10 mandamentos que todos nós conhecemos. Veja-se o exemplo de um indivíduo altamente violento que controla sua agressividade por medo de ir pro inferno. Ele continua sendo o mesmo monstro mas, pelo menos, algema-se voluntariamente porem isto só funciona em alguns casos.
Em suma podemos concluir que a religião não passa do ego da sociedade e que esta serve para cada individuo alcançar a paz e deste modo sentir-se bem com ele mesmo, sendo esta de algum modo uma forma de procriar a paz.