Relações públicas e a organização de eventos
Temática: Relações Públicas e a Organização De Eventos
Problema: Falhar na comunicação entre um evento e seu público pode propagar mensagens negativas ou distorcidas sobre a Empresa/Organização promovida. Como o RP pode assegurar que o evento atinja seu objetivo?
Justificativa: Ao contrário do que se imagina, produzir um evento requer entendimento e boas estratégias. A origem do problema pode se dar a partir de um mal planejamento; um erro comum aos produtores é achar que todas as produções são iguais, isto é, montar um modelo e a cada nova situação substituir dados e informações. Daí é que sucedem o fracasso e o mal compreendimento do evento, pois dependendo do meio e de seu público-alvo, as estratégias serão distintas. Portando o papel do RP é entender e estudar as necessidades de seu público, atingindo-o.
Objetivo Geral: Assegurar que a mensagem da empresa seja transmitida com eficiência, trazendo um feedback positivo do público-alvo. O objetivo do RP é evitar transtornos e problemas inesperados durante o episódio, dessa forma garatindo o sucesso do evento.
Objetivo Específico: Ir além do óbvio na montagem do evento; o chamado “out of the box” seria o diferencial, que chama a atenção e cativa público. Além disso o RP pode integrar os diversos públicos através de um tema que englobe as diferentes realidades.
Bibliografia: “Organização de eventos: Manual para planejamento e execução”
Autora: Cleuza Gimenes Cesca, São Paulo: Summus, 1997.
“Eventos e Cerimonial: simplificando ações”
Autora: Maria Lúcia Bettega, 4ª. Ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2006.
Observação: O termo “ Out of the box” foi citado pelo palestrante Adilson, no evento produzido pela RPjr chamado “MEETING” ocorrido nesta quinta-feira (15/05). Este termo, de acordo com o palestrante e organizador de eventos, significa “algo inovador”