Relação entre o tema " Exploração sexual e eo texto de Bobbio"
A exploração sexual infanto-juvenil vem sendo um tema tratado em nosso trabalho interdisciplinar, embora esse mesmo assunto seja bastante abrangente em diversos meios como: o tráfico humano, abuso sexual, estupro, violência e entre outros este tema ainda assim nos permite explorar de como vem sendo esse enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil.
No artigo cientifico da SCIELO CADERNOS EBAPE.BR “O Sistema Nacional de Combate ao Abuso e a exploração sexual infanto-juvenil e o Plano Nacional” descreve os fatos ocorridos no cotidiano com base nesse tema, as crianças e adolescentes além de serem abusadas sofrem pela negociação de compra e venda ou seja, esses indivíduos passam a ser mercadorias para fins sexuais de uso satisfatório para o agente do crime. Isso acontece devido a uma articulação feita, as crianças e aos seus pais o chamado turismo sexual, viagens organizadas por pessoas que conduzem os menores para relações sexuais na região visitada.
Há também outros casos como o abuso sexual onde geralmente é praticado por pessoas mais próximas, pai, tio, padrasto, avô, e além serem violentados sexualmente, são também castigados psicologicamente por ameaças, pressão, engano, onde a criança sente medo, incapacidade e muitas vezes sofrendo calada, incluindo dentro dessas mazelas também o VOYEURISMO que é a espionagem com intuitos sexuais. Todos esses casos que vivenciamos em nosso dia-a-dia é a prova de que os nossos direitos fundamentais estão sendo totalmente violado, devido a essas pessoas de tamanha maldade e crueldade, todos os cidadãos tem acesso as leis do país e mesmo assim podemos ver que há essa grande mazela em nosso meio. Segundo o artigo 5° do ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente) “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade, e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado por ação ou omissão, aos seus direitos