Relação entre o pac e a engenharia civil
Definição
PAC
PAC é a sigla para Programa de Aceleração do Crescimento. É um plano do governo federal que visa estimular o crescimento da economia brasileira, através do investimento em obras de infra-estrutura (portos, rodovias, aeroportos, redes de esgoto, geração de energia, hidrovias, ferrovias, etc.).
O PAC foi lançado pelo governo Lula no dia 28 de janeiro de 2007, prevendo investimentos da ordem de 503,9 bilhões de reais até o ano de 2010.
O capital utilizado no PAC é originário das seguintes fontes principais: recursos da União (orçamento do governo federal), capitais de investimentos de empresas estatais (exemplo: Petrobrás) e investimentos privados com estímulos de investimentos públicos e parcerias.
Ao lançar o PAC, o governo federal anunciou uma série de medidas cujo principal objetivo é favorecer a implementação dos projetos. Entre estas medidas, podemos citar a desoneração tributária para alguns setores, medidas na área ambiental para dinamizar o marco regulatório, estimulo ao financiamento e crédito, medidas de longo prazo na área fiscal.
Em fevereiro de 2009, o governo federal anunciou um aporte de 142 bilhões de reais para as obras do PAC. Estes recursos extras visam gerar mais empregos no país, diminuindo o impacto da crise mundial na economia brasileira.
CONCEITOS DO PAC
É um conjunto de regras, compromissos de ação e diretrizes de governo que objetivam um rápido crescimento econômico-social, em bases sustentáveis, realizando de forma prioritária como meta do segundo governo do Presidente Lula.
Engenharia Civil
A importância da Engenharia Civil é tão grande que se torna praticamente impossível pensar o mundo sem a sua presença. Mas, se num exercício de imaginação conseguíssemos criar uma cidade sem a sua intervenção, ela certamente se reduziria a um amontoado de barracos isolados, sem comunicação, energia ou sistema de água e esgoto. O caos, enfim.
O engenheiro civil é, de longe, o