Relação entre hardware, software e usuário
Software e Hardware são os elementos que formam um Sistema de Computação .
O sistema de computação mais primitivo é o hardware, sem flexibilidade no que tange à carga de funcionalidade sob comando do usuário.
Um sistema de computação é um conjunto [hardware + software em execução] que contém funções capazes de analisar, interpretar e transformar cadeias de elementos simbólicos discretos (dados), percebidos como informações relevantes para o usuário do mundo exterior.
O software é uma cadeia especial de elementos simbólicos (programa), que ao ser interpretada por um sistema de computador, tem capacidade de estender (ou mesmo modificar) o conjunto de funções originalmente existentes neste mesmo sistema de computador, criando um sistema de computador modificado.
Deste modo, o software, ao ser carregado e executado sobre o hardware, define um novo sistema (sistema de computador modificado), freqüentemente mais sofisticado que o hardware percebido pelo usuário antes de carregar e executar os softwares.
Este(s) novo(s) sistema(s) de computador (es) modificado(s) continua(m) sendo capaz(es) de carregar e executar mais softwares, mas há apenas um hardware por baixo.
A conseqüência da relação entre estes elementos (software, hardware e sistemas) fundamenta toda a problemática da computação.
A gênese da complexidade surge principalmente porque o software é muito simples de ser carregado e interpretado, mas cada novo software acrescenta mais um nível de organização e complexidade ao sistema de computação, que pode se tornar profundamente hierarquizado, conter interdependências, originar efeitos colaterais, etc.
Outro elemento que cria novas perspectivas nesta relação é o fato de que sistemas de computação podem se comunicar via redes de computadores.
Sistemas operacionais
É um programa ou um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre um computador e o usuário.
● Inicializa o hardware do