partida de motores
A corrente de partida de motores de indução trifásicos é de 5 a 7 vezes o valor da corrente nominal a plena carga e independe da carga acionada. Entretanto, desde que o sistema suporte este pico de corrente na partida, sempre a melhor alternativa do ponto de vista intrínseco do motor é utilizar a partida à plena tensão. Deve-se lembrar que à medida que o motor vai vencendo a inércia (resistência da carga) e aumentando a rotação, a corrente vai diminuindo até chegar ao valor de regime permanente. Os efeitos causados pela partida direta de um motor à plena tensão são:
a) queda de tensão elevada devido à corrente de partida o que deve ser limitada por imposição das concessionárias de energia elétrica.
b) Provável cintilação das lâmpadas
c) Redução no conjugado do motor durante a partida
d) Sistema de proteção superdimensionado, ocasionando um alto custo, no caso de corrente de partida muito alta.
Métodos para redução da corrente de partida
1. Chave estrela-triângulo
A chave estrela-triângulo consiste na alimentação do motor com redução de tensão nas bobinas durante a partida. É aplicada em máquinas que partam em vazio (sem carga) ou com conjugado resistente baixo, tais como máquinas ferramentas clássicas para madeira, agrícolas, serra portátil, furadeiras, esmeris, ventiladores, bombas hidráulicas, etc. O funcionamento dessa chave consiste, de início, em ligarmos o estator do motor em estrela, e após um tempo de aproximadamente 3 a 25 segundos (tempo suficiente para que o motor atinja 90% da rotação nominal), mudamos a ligação para triângulo através de um temporizador, automaticamente. A corrente e o conjugado, em estrela, ficam reduzidos a 33% do valor que teriam na partida direta em triângulo. Por isso, devem-se utilizar motores com curva de