relaçao entre teologia e aconselhamento
RESENHA CRÍTICA
A RELAÇÃO ENTRE TEOLOGIA E ACONSELHAMENTO
ALUNO: LUCIO FLAVIO CEDRO DA SILVA
BRASÍLIA
Outubro – 2014
RESENHA CRÍTICA
Aluno: Lucio Flavio Cedro da Silva
Curso: Teologia
Data: 25/10/2014
Disciplina: Aconselhamento Pastoral
I. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
1. MATERIAL PASSADO PELO PROFESSOR
2. BIBLIA SAGRADA
II. RESUMO DA OBRA
1. Visão Geral
O objetivo principal de todo conselheiro que e discípulo de Jesus Cristo também é este: mostrar as pessoas como ter vida abundante e leva-las a encontrar o caminho da vida eterna prometida a todo aquele que crê. Se levarmos a serio a Grande
Comissão, teremos um desejo ardente de ver todos os nossos aconselhandos se tornarem discípulos de Jesus Cristo. Se levarmos a serio as palavras de Jesus, chegaremos à conclusão de que só aqueles que procuram viver de acordo com os ensinamentos do Senhor podem ter uma vida realmente abundante.
2. – A doutrina das Escrituras
Segundo o que foi dito em sala de aula a Doutrina das Escrituras conduz o conselheiro, o aconselhado e o processo de aconselhamento a submeterem-se à autoridade absoluta das Escrituras.
Sabendo disto e buscando a luz nas escrituras sagradas encontra-se no livro de números cap.27 vs.17 “Então Moisés disse o seguinte: - Ó Deus Eterno, que dás a vida a todos, indica um homem que possa guiar o povo e comandá-lo na batalha, para que a tua gente não seja como ovelhas que não tem pastor”.
3. – A doutrina da Responsabilidade Humana
Segundo o que foi dito em sala de aula a Doutrina da Responsabilidade
Humana conduz o homem a uma verdadeira, clara e objetiva avaliação de si mesmo. Ainda no Novo Testamento, o Apóstolo Paulo afirma que além de Cristo ser o próprio pastor, ele também preparou pessoas para o serviço cristão afim de que o seu corpo seja edificado. Essas pessoas receberam diferentes dons, sendo um deles o dom de pastorear. Dessa forma, a imagem que anteriormente