Relatório visita ao varvito
Pedologia
Relatório Visita no Parque do Varvito - Itu
Bruna Orlandi – RA 1020056
Sorocaba, 21 de Junho de 2012 1. Introdução
Segundo o dicionário livre de Geociências, Varvito se trata de uma rocha sedimentar originada por depósitos rítmicos de sedimentos anuais, em laminas ou camadas durante um intervalo de um ano, em lagos formados pelo derretimento de geleiras. Nestes depósitos as camadas grosseiras, compostas de areia grossa a silte, representam depósitos de verão e as camadas finas e escuras, compostas de silte a argila, representam sedimentos depositados no inverno.
No Brasil, os varvitos são muito antigos, formados em épocas quando esta região do continente estava sob clima glacial.
O Parque do Varvito, na cidade de Itu, São Paulo, é um monumento geológico inaugurado em 1995. Patrimônio tombado pelo Condephaat foi construído em uma área de 44.346 m2 da antiga pedreira. O parque é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul.
Em termos geológicos, o varvito faz parte de um pacote de rochas sedimentares que contêm evidências de uma extensa idade glacial, há 280 milhões de anos, quando um enorme manto ou lençol de gelo cobriu a região sudeste da América do Sul.
O local possui explicações com fotos, textos e imagens para melhor entendimento da rocha e do processo temporal que gerou esses “paredões” de varvito. A ardósia que era retirada da antiga pedreira foi muito utilizada na construção da cidade, no calcamento e pavimentação das ruas, também nas casas da cidade. 2. Discussão
Os paredões de ardósia são de estrutura laminar, com idade aproximada de 300 milhões de anos. Ao longo do paredão existem cores e larguras diferenciadas que são explicadas de acordo com a época em que foram formadas. As mais grossas e mais claras foram formadas no verão, com o derretimento da geleira. Com a alta temperatura do verão, o derretimento é muito rápido e intenso, originando