Relatório - visita ao parque goiabal
I – Atividades de campo no Parque do Goiabal - Ituiutaba - MG
No dia 23 de maio 2011, foi realizada uma visita ao Parque do Goiabal com a finalidade de analisar as características do fragmento urbano. A área possui 40 hectares e pertence a prefeitura de Ituiutaba. O clima da região se caracteriza por possuir dois períodos distintos, um com temperaturas um pouco mais elevadas e alta incidência de chuvas e o outro com temperaturas mais amenas e baixa umidade, influenciando pouca ocorrência de chuvas. A vegetação encontrada possui três formações:
• Cerradão: é a uma formação florestal do bioma cerrado com características esclerófilas (grande ocorrência de órgãos vegetais rijos, principalmente folhas) e xeromórficas (com características como folhas reduzidas, suculência, pilosidade densa ou com cutícula grossa que permitem conservar água e, portanto, suportar condições de seca).
• Floresta estacional decidual: Uma parte da floresta perde todas as folhas por falta de água, dependendo da época do ano.
• Floresta estacional semidecidual:constitui a vegetação típica do bioma da Mata Atlântica, estando condicionada pela dupla estacionalidade climática, perdendo parte das folhas (20 a 50%) nos períodos secos.
Na parte externa que circunda o parque, encontra-se o Cerrado propriamente dito.
Encontra-se no Parque uma grande quantidade de espécies vegetais, jovens e velhas, de nome popular "Angico". Também ocorre naturalmente a presença de trepadeiras, que podem ser utilizadas como conservação e manejo de áreas florestais, fornecendo abrigo e alimento para insetos e aves. Porém, a incidência de algum tipo de pertubação, pode gerar um aumento de peso proveniente do excesso de trepadeiras sobre as árvores e uma possível tempestade danificaria o vegetal. Caso a existência das trepadeiras seja maléfica para o ecossistema, as instituições públicas podem interferir, realizando a retirada, com o