relatório técnico
Objetivo
Este relatório tem o objetivo de informar e descrever uma manutenção da serra circular nº03, da construtora Hangar, que foi realizada no dia 29 de Fevereiro de 2012, em Vitória, ES. Manutenção de caráter preventivo para analisar os elementos mecânicos contidos na serra. Foram verificados os eixos, as correias, polias e alguns ruídos e vibrações anormais.
Desenvolvimento
Primeiramente verificamos o funcionamento da máquina e identificamos os componentes causadores dos ruídos e vibrações. Passamos para a desmontagem passo a passo da máquina, na qual foram usadas ferramentas específicas como: chave sextavada, alavanca, paquímetro e um tensiômetro.
Verificamos a tensão da correia (antes desligamos o equipamento da energia, para evitar descargas elétricas ou acionamento acidental). Com o auxílio da chave sextavada folgamos o esticador da correia, e a retiramos. Assim pudemos analisar o eixo e as polias, que estavam com alguns desgastes.
Após toda a checagem da máquina, a montamos e fizemos a verificação do funcionamento, analisando se os ruídos e vibrações haviam acabado e se o conjunto motor/correia estava transmitindo uma força adequada.
Resultados Obtidos
Durante a manutenção foi constatado que o conjunto apresentava uma vibração excessiva / ruído, devido aos parafusos de fixação do eixo estarem com folga. Verificamos que a correia estava com folga excessiva, que fazia com que a mesma deslizasse entre as polias, provocando superaquecimento da correia e seu desgaste prematuro. No eixo foram trocados os elementos de fixação para previnir folga no eixo e futuros desgastes.
Na montagem da correia foi usado um tensiômetro para ajustar a tensão adequada nas correias.
Recomendamos aos funcionários que fosse feita a inspeção da tensão da correia a cada 50 horas de uso da máquina, com o objetivo de previnir futuras folgas e desgastes no conjunto.
Atenciosamente, Técnicos Mecânicos: Klison, Vinícius e Rhuan.